sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Cultura capixaba: Sérgio Sampaio. parte II

Em 1971, Sampaio, utilizando-se do pseudônimo de Sérgio Augusto, compõe a música "Sol 40 graus" gravada pelo Trio Ternura, que foi um sucesso no mesmo ano. O trio grava algumas músicas do compositor.
Após isso, Raul produz o primeiro compacto de Sérgio, o qual ele experimenta algum sucesso com a música "Coco Verde".
Em julho de 71, retorna a Cachoeiro, para participar do "II Festival de MPB" conseguindo ficar em primeiro e quarto lugar.
Ao retornar ao Rio de Janeiro, começa junto com Raul um projeto de Ópera-rock, que teve grande parte das letras das músicas mutiladas pela censura do Regime Militar. Esse projeto seria a gravação do Disco "A Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: Sessão Das Dez".
Neste disco participaram Raul Seixas, Miriam Batucada, Sérgio Sampaio e Edy Star (o único kavernista vivo hoje).
O mais interessante sobre o disco é as lenda de que ele fora gravado às escondidas, à noite, sem que ninguém da CBS soubesse. Mito o qual já foi desmentido por Edy, que diz que o trabalho foi profissional, com hora marcada no Estúdio e com anuência do Diretor da CBS.
A idéia inicial do disco foi de Raul Seixas, inspirado pelo disco "Freak Out" de Frank Zappa e também pelo lendário disco dos Beatles, o "Sgt. Paper's Lonely Hearts Club Band" de 1967.
Todas as músicas desse disco foram compostas em parceiria por Raul e Sérgio (parceria reconhecida por muitos, como mais interessante do que a de Raul e Paulo Coelho), com exceção de "Soul Tabarôa" (Antonio Carlos/Jocáfi), cantada por Mirian Batucada.
Apesar de reunir 4 gênios da música, o disco ao ser lançado não obteve sucesso de público e nem de crítica, fora deixado ao ostracismo pela gravadora que não fez nenhum trabalho sequer de divulgação.
O disco foi relançado em 2000 e também esse ano (2010) pela Sony.
A versão em LP e é considerada peça de colecionador.

No próximo post a "Era pós-kavernista" de Sérgio Sampaio, e o sucesso da música "Eu Quero é Botar Meu Bloco Na Rua".

Nenhum comentário: