sábado, 6 de agosto de 2011

Extrapolando limites nacionais: Pink Floyd - The Dark Side of the Moon - parte I

Que esse blog fala sobre música de qualidade é fato. Mas como falar de música de qualidade sem sair um pouco dos limites do Brasil. E como falar de música internacional de qualidade sem citar Pink Floyd e seu albúm conceitual mais famoso o "The Dark Side of the Moon" (DSotM), lançado em 1973, que falava sobre as pressões da vida como tempo, dinheiro, guerra, loucura e morte.
Muitos devem se perguntar como posso dizer que esse é um albúm bom e de música de qualidade, simples, suas credenciais falam por si, vamos a elas:
1 - Está em 2º lugar na lista dos 200 albúns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame (Rock and Roll Hall of Fame);
2 - Estima-se 1 em cada 14 norte-americanos com mais de 50 anos tenha uma cópia dele;
3 - É o albúm que ficou mais tempo no top da Billboard, algo em torno de 741 semanas (mais de 14 anos);
4 - É o terceiro albúm mais vendido de todos os tempos;
5 - Chegou a ser o primeiro na França, EUA e Bélgica em 2002, mesmo 30 anos após seu lançamento.
6 - E nesse mesmo ano (2002) foram vendidas mais de 400.000 cópias do DSotM nos EUA;
7 - Em 2003 foram vendidas 800.000 cópias do híbrido em SACD somente nos EUA.

Pois Bem, acho que esses 7 fatos acima já lhe credenciam para ser chamado de música de qualidade.

Este albúm tem muitas curiosidades, que serão reladas no post da semana que vem, enquanto não vem, fiquem com uma musica dele ai pra vocês irem curtindo.


"Está bem equilibrado e bem construído, dinâmica e musicalmente e eu acho que o humanismo apresentado é bastante apelativo. É satisfatório. Penso também que é o primeiro álbum deste género. As pessoas citam muitas vezes S.F. Sorrow, do The Pretty Things, de serem de um molde similar - foram feitos no mesmo estúdio e sensivelmente na mesma altura - mas eu penso que terá sido provavelmente o primeiro completamente coerente que foi feito. Um álbum conceitual, amigo! Sempre pensei que teria um êxito extraordinário. Tive o mesmo pressentimento em relação a The Wall. [...] mas claro, "Dark Side of the Moon" acabou com os Pink Floyd de uma vez por todas. Ter tanto sucesso é o objectivo de qualquer grupo e quando o atingimos, é o fim. No meu ponto de vista, eu acho que os Pink Floyd acabaram há tanto tempo como isso". (Roger Waters)

Nenhum comentário: